Ofício nº 253 de 2021
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Ofício
Ano
2021
Número
253
Data de Apresentação
11/08/2021
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Regime de Tramitação Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
Foi registrado pela Vereadora Joice Alvarenga Borges Carvalho – Joice Alvarenga, na 30ª Reunião Ordinária realizada em 09 de agosto de 2021, o envio à Vossa Excelência da seguinte solicitação: (ouvido em plenário, votado e aprovado):
Nos dias 6 a 8 de agosto de 2021, esta vereadora compareceu na Unidade de Pronto Atendimento localizada no Hospital Santa Marta acompanhando familiares e durante esse período foi possível tomar conhecimento, de forma mais aprofundada, sobre a rotina de trabalho dos servidores naquele local.
Percebe-se, de maneira inquestionável, que a responsabilidade dos profissionais da saúde que atuam no Hospital Santa Marta “aumentou” durante a pandemia, isso porque com a redução dos leitos da Santa Casa de Caridade, visando o atendimento exclusivo COVID-19, muitas internações de pacientes não contaminados pelo agente coronavírus, deixaram de ocorrer nesta última unidade hospitalar.
Portanto, a UPA que anteriormente apenas recebia os pacientes para atendimento de urgência/emergência, cadastrava-os no SUS Fácil e encaminhava-os à unidade hospitalar disponível e adequada para a sequência do tratamento (cirurgia, internação, reabilitação), praticamente está recebendo pacientes que permanecem naquela unidade em modalidade de internação, por 5 (cinco), 7 (sete), até 10 (dez) dias aguardando vaga.
Embora tenha ocorrido essa “mudança” na rotina de funcionamento da UPA, se transformando em uma clínica de internação, verifica-se que não houve alteração no número de profissionais de saúde, especialmente de Técnicos de Enfermagem, para suprir esse novo formato de atendimento que vem sendo ofertado naquela unidade.
Assim, é necessário suplementar os recursos humanos nessa Unidade de Pronto Atendimento, de maneira a não sobrecarregar os profissionais da saúde que atuam no local, tendo em vista o contínuo aumento da demanda.
Necessário reforçar que a UPA continua como o mesmo número de profissionais (cinco Técnicos de Enfermagem, dois Enfermeiros e dois Médicos por plantão) quando então o funcionamento ocorria de forma a receber os pacientes para atendimento, estabilização destes e encaminhamento à unidade hospitalar adequada, não permanecendo tais pacientes em internação no local.
O fato é que os profissionais da UPA estão sobrecarregados e tal questão compromete a saúde física e mental destes e, consequentemente, a assistência aos pacientes no local também fica muito comprometida.
Portanto, solicito providências urgentes por parte da Secretaria Municipal de Saúde, com a destinação de mais profissionais para atendimento na UPA, uma vez que a tendência é o aumento da demanda pelos serviços nesse local à medida que avança a vacinação das pessoas e o controle da situação pandêmica.
Nos dias 6 a 8 de agosto de 2021, esta vereadora compareceu na Unidade de Pronto Atendimento localizada no Hospital Santa Marta acompanhando familiares e durante esse período foi possível tomar conhecimento, de forma mais aprofundada, sobre a rotina de trabalho dos servidores naquele local.
Percebe-se, de maneira inquestionável, que a responsabilidade dos profissionais da saúde que atuam no Hospital Santa Marta “aumentou” durante a pandemia, isso porque com a redução dos leitos da Santa Casa de Caridade, visando o atendimento exclusivo COVID-19, muitas internações de pacientes não contaminados pelo agente coronavírus, deixaram de ocorrer nesta última unidade hospitalar.
Portanto, a UPA que anteriormente apenas recebia os pacientes para atendimento de urgência/emergência, cadastrava-os no SUS Fácil e encaminhava-os à unidade hospitalar disponível e adequada para a sequência do tratamento (cirurgia, internação, reabilitação), praticamente está recebendo pacientes que permanecem naquela unidade em modalidade de internação, por 5 (cinco), 7 (sete), até 10 (dez) dias aguardando vaga.
Embora tenha ocorrido essa “mudança” na rotina de funcionamento da UPA, se transformando em uma clínica de internação, verifica-se que não houve alteração no número de profissionais de saúde, especialmente de Técnicos de Enfermagem, para suprir esse novo formato de atendimento que vem sendo ofertado naquela unidade.
Assim, é necessário suplementar os recursos humanos nessa Unidade de Pronto Atendimento, de maneira a não sobrecarregar os profissionais da saúde que atuam no local, tendo em vista o contínuo aumento da demanda.
Necessário reforçar que a UPA continua como o mesmo número de profissionais (cinco Técnicos de Enfermagem, dois Enfermeiros e dois Médicos por plantão) quando então o funcionamento ocorria de forma a receber os pacientes para atendimento, estabilização destes e encaminhamento à unidade hospitalar adequada, não permanecendo tais pacientes em internação no local.
O fato é que os profissionais da UPA estão sobrecarregados e tal questão compromete a saúde física e mental destes e, consequentemente, a assistência aos pacientes no local também fica muito comprometida.
Portanto, solicito providências urgentes por parte da Secretaria Municipal de Saúde, com a destinação de mais profissionais para atendimento na UPA, uma vez que a tendência é o aumento da demanda pelos serviços nesse local à medida que avança a vacinação das pessoas e o controle da situação pandêmica.
Indexação
Solicitação faz
Observação
Destinatario(a):Leandro Pimentel da Silva dos Santos