Projeto de Lei Ordinária nº 473 de 2020

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Projeto de Lei Ordinária

Ano

2020

Número

473

Data de Apresentação

14/08/2020

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Regime de Tramitação Ordinária

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Institui, no âmbito do Município de Formiga/MG, o “Dia Municipal Mães que oram pelos filhos” e dá outras providências.

    Indexação

    Art. 1° Fica instituído, no âmbito do Município de Formiga/MG, o “Dia Municipal Mães que oram pelos filhos”, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de março.

    Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Observação

    JUSTIFICATIVA


    Apresento aos nobres pares o presente projeto de lei, que tem por escopo a instituição, no âmbito do Município de Formiga/MG, do “Dia Municipal Mães que oram pelos filhos” e dá outras providências.

    O “Mães que oram pelos filhos” é um movimento que já possui grupos por todo o Brasil, estando em contínua expansão, a partir do fervoroso e nato desejo das genitoras em orar pelos seus filhos.

    Conforme histórico constante no sítio oficial do Movimento, tudo começou no bairro Mata da Praia, localizado em Vitória/ES, a partir da vontade da Sra. Vanessa Campos Ferreira Menin que, após obter um exemplar do livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora”, pediu à sua mãe, Ângela Abdo Campos Ferreira, para que começassem a rezar em família pelos filhos, em sua própria casa.

    Em um jantar de amigas, tal desejo foi compartilhado e, em 30 de março de 2011, surgia o Grupo de Mães da Paróquia São Camilo de Léllis, em Mata da Praia, Vitória/ES, formado por seis mães movidas por uma vontade muito grande de interceder pelos seus filhos. O grupo, que começou pequeno, logo já contava com cerca de vinte mães, sem formação religiosa, vindas de famílias católicas, que se reuniam uma vez por semana para orar pelos seus filhos.

    A ideia inicial era a busca de ajuda e orientação para a educação religiosa dos filhos, diante de todas as dificuldades do contexto atual, e aprender a orar e interceder por eles. As mães, então iniciaram uma caminhada, sem ainda compreender a vocação espiritual de ser mãe.

    O projeto teve resultados imediatos. O número de mães aumentou gradativamente, tal qual as graças recebidas e compartilhadas. O amadurecimento da fé e a evangelização de forma simples e direta se tornaram fortes na vida dessas mães. Assim, além de aprender a orar e discernir o que pedir a Deus, o grupo também se tornou solidário, espalhando e compartilhando experiências de forma missionária.

    Logo depois, os grupos de mães das paróquias de Maruípe e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se uniram ao grupo fundador e foram implantando a metodologia proposta.

    Em maio de 2014, no Kairós do dia das mães, foi lançado pela Comunidade Canção Nova o livro “Mães que oram pelos filhos - Tudo pode ser mudado pela força da oração” e, com o alcance oriundo da TV Canção Nova e de tal publicação, nasceram vários grupos no Brasil.

    Uma mãe mudou-se para os Estados Unidos e fundou o primeiro grupo no exterior. Algum tempo depois, outra mãe vai para Hong Kong e também funda um grupo naquela localidade.

    Em dezembro de 2014, o Grupo de Mães passou a ser um Movimento reconhecido pela Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, tendo como orientador espiritual o Padre Anderson Gomes, que solicitou a organização do respectivo manual e regimento.

    Até 2018, haviam cadastrados 578 grupos no Brasil, 11 no exterior, 9 nas escolas e 1 em um hospital. Existiam ainda, em funcionamento, mas ainda em processo de cadastramento, 160 grupos no Brasil 160, 15 no exterior 2 nas escolas.

    A partir do mesmo desejo, foi fundado em 11/3/2019, o primeiro grupo do movimento “Mães que oram pelos filhos” em nosso Município, instalado na Paróquia São Vicente Férrer. Posteriormente, a obra rendeu frutos e ocorreu a formação de grupos nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião e São Judas Tadeu.

    Desde o surgimento do movimento em comento, vários municípios têm instituído, em seu âmbito territorial, o Dia Mãe que oram pelos filhos, inclusive Vitória/ES, local da gênese do movimento, que o fez através da Lei nº 9.632/2020, oriunda do Projeto de Lei nº 189/2019, de autoria do Vereador Mazinho dos Anjos, cuja cópia segue anexa.

    E é nessa vereda que submeto aos demais membros dessa Edilidade a propositura em voga, aguardando a sua apreciação e aprovação.